Mercado

Dica de leitura: Seringal, do romancista Miguel Ferrante

O livro retrata a realidade da floresta amazônica e inspirou a minissérie 'Amazônia - de Galvez a Chico Mendes', da TV Globo.

 

Em 'Seringal', do romancista Miguel Jeronymo Ferrante, a floresta amazônica é ao mesmo tempo realidade opressiva e alimento para os sonhos do protagonista Toinho, cuja trajetória acompanhamos desde a infância até o amadurecimento, culminando numa libertação final marcada pela violência.

Ambientado no Acre do início do século XX, o livro que inspirou a minissérie 'Amazônia - de Galvez a Chico Mendes', da TV Globo, entrecruza diversas histórias de seringueiros, formando um mosaico no qual a luta contra a natureza inóspita é a moldura para uma disputa ainda mais sangrenta, de homens contra homens.

Toinho muitas vezes aparece em segundo plano, à espreita, testemunhando as personagens que transitam à sua frente e que são figuras emblemáticas da vida brasileira - o coronel autoritário e paternalista, o médico que se transforma em político venal, o padre indignado com as injustiças do mundo, a jovem ultrajada e uma miríade de homens cujo desejo de emancipação social acaba se desfigurando em selvageria.

O livro pode ser encontrado em diversas lojas da Estante Virtual.

 

Leia também: Vida Arte Seringueira ensina a respeitar o sagrado

 

Leia também: Projeto flexibiliza política florestal no MT

 

Fonte: Primeira Página com informações do site Estante Virtual.

 

Redes Sociais