Press Release
 
ITATEX DESTACA A VERSATILIDADE FUNCIONAL DE SEUS PRODUTOS E INFORMA AS NOVIDADES DESENVOLVIDAS PARA O SEGMENTO DE BORRACHAS
ENTRE OS DIAS 13 E 16 DE ABRIL, A ITATEX ESPECIALIDADES MINERAIS ESTARÁ PARTICIPANDO DA EXPOBOR, QUE ACONTECE NA EXPO CENTER NORTE, EM SÃO PAULO (SP).
Entre os dias 13 e 16 de abril, a Itatex Especialidades Minerais estará participando da Expobor, que acontece na Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

Com um vasto portfólio de produtos para uso em composições de elastômeros, a empresa destaca sua linha de minerais revestidos com mercapto silano que, de acordo com o assessor técnico Ricardo da Costa, são ainda pouco explorados pelos formuladores de borracha. Dentre as suas principais características estão a melhoria do módulo, resiliência, deformação permanente, resistência a fadiga e ao rasgo. Para estes casos, a Itatex disponibiliza a linha ITASIL 4143C1, ITASIL 2115C e ITATALC V4198 cujo foco é atender as especificações de engenharia que exigem a preservação das propriedades elásticas dos compósitos elastoméricos, onde há necessidade de combinar alta resiliência e baixa histerese e/ou baixa deformação permanente (anéis de vedação) e boa resistência à fratura ou ao rasgo. Tais propriedades são passíveis de serem agregadas aos compósitos elastômericos, graças ao reforço produzido, por via química, entre o sistema de vulcanização à base de enxofre e o revestimento aderido às superfícies das partículas, produzido por meio de uma das tecnologias inovadoras desenvolvidas, pela ITATEX, e que recentemente teve um “upgrade”.
Por outro lado, quando se pretende desenvolver artefatos de borracha com boas propriedades de amortecimento, tais como juntas ou buchas antivibração, o ITAZIL 700 A é uma ótima opção.
A empresa também desenvolveu um produto peculiar, que combina alta capacidade de reforço mecânico e ótima processabilidade, pois as composições que o contém se tornam menos viscosas do que aquelas contendo sílica precipitada. Este produto foi denominado comercialmente SACD 600F.
Outra novidade destacada pela empresa é o lançamento de um desmoldante de contato, ITATALC 325TR de baixa abrasividade, à base de silicato de magnésio, que não produz poeira na fábrica quando manipulado ou aplicado seja na reunião de veias, isto é, um processo comumente empregado pela indústria de fios e cabos, ou na talcagem de filamentos de borracha para evitar sua auto-adesão.

A versatilidade dos produtos ITATEX não pára por ai. Se a necessidade é combinar a alta fluidez do pó, para facilitar sua retirada de silos verticais sob ação da gravidade, a solução mais indicada é o produto ITASAC 200Z PLUS P. Por tratar-se de um caulim calcinado que é “free-flowing” não haverá obstrução do fluxo (efeito túnel), permitindo assim, ganhos de produtividade seja no tempo de pesagem ou na facilidade de alimentação ou transporte contínuo do pó, o que não é possível alcançar com as cargas tradicionais. Além disso, o produto ITASAC 200Z PLUS P confere ao compósito elastomérico boas propriedades dielétricas, atua como barreira térmica, carga de semi-reforço e como agente fosqueante. No caso de borrachas vulcanizáveis com peróxido orgânico, o produto ITASIL 2115 agrega duas características importantes às composições elastoméricas: além de proporcionar reforço mecânico, por via química, devido à presença do revestimento vinílico, confere a composição fácil incorporação e atua como agente “anti-tack” no cilindro, notadamente em composições à base de EPDM não plastificadas.
Isto reduz o tempo de mistura, evita a ativação do sistema de aceleração de forma precoce e aumenta a produtividade. Outros produtos disponíveis que atua de forma sinérgica com peróxidos orgânicos, voltada para o segmento de fios e cabos especiais, são: ITASIL 2115A, 2115D e ITASIL 2250A. O último produto é um antichama silanizado, não halogenado, a base de hidróxido de alumino com características “free-flowing”. Os produtos revestidos são, também, indicados para materiais com propriedades híbridas, como é o caso dos termoplásticos elastômeros (TPR, TPO, TPX). As especialidades minerais fazem com que as propriedades dinâmicas dos compósitos melhorem, resistindo a fadiga e ao amolecimento, sem deteriorar suas propriedades elásticas, devido à


Data: 13/04/2010