Press Release
 
LANXESS APRESENTA NOVA LINHA DE PRODUTOS QUE POSSIBILITA RÁPIDA ADAPTAÇÃO DA INDÚSTRIA NACIONAL DE PNEUS E BANDAS
A LANXESS, líder mundial no segmento de borracha sintética, desenvolveu uma nova geração de borrachas sintéticas (ESBRs estendidas) com baixo teor de Hidrocarbonetos Aromáticos Policíclicos (HAPs). Assim, seus produtos atendem aos requisitos da legislação ambiental europeia, em vigor desde janeiro deste ano, que restringe o uso de plastificantes (utilizados na produção de pneus e artefatos de borracha) que excedam os limites de HAPs impostos pela Diretiva 2005/69/EC.

Os produtos BUNA SE 1712 TE e BUNA SE 1721 TE são polímeros estendidos com óleo TRAE, produzido pela Petrobras, enquanto os grades BUNA SE 1712 HN e BUNA SE 1721 HN são estendidos com óleo altamente naftênico, produzido pela quantiQ. Esses quatro tipos de ESBRs estão disponíveis para o mercado e sendo comercializadas em larga escala para os principais fabricantes de pneus e bandas.

De acordo com Humberto Lovisi, head de Marketing para a América Latina da unidade de negócios Performance Butadiene Rubbers da LANXESS, com a adoção do novo óleo, desenvolvido em conjunto com os principais fabricantes de óleos lubrificantes nacionais, a LANXESS proporcionará à indústria mundial de pneus e bandas alternativas viáveis para a produção de compostos e artefatos de borracha adequados à nova legislação Europeia, sem perda de propriedades. “Os resultados mostram que os novos polímeros desenvolvidos pela LANXESS apresentam propriedades de desempenho similares aos padrões comercializados atualmente. Particularmente a série Buna SE 1712 TE e Buna SE 1721 TE apresentam-se como alternativas para a rápida e simples substituição nos compostos, pois necessitam de poucos ajustes nas fórmulas.”

Segundo Lovisi, a LANXESS decidiu estender o mesmo alto nível de exigência da legislação Europeia para todas as suas plantas no Brasil, nos EUA e na Europa. “Trata-se de uma demonstração clara do comprometimento da empresa com o meio ambiente, bem como com a saúde de seus colaboradores, clientes e sociedade em geral”, destaca o executivo.

LANXESS - A LANXESS é líder em especialidades químicas, com volume de vendas de 5.06 bilhões de euros em 2009. Atualmente conta com cerca de 14.300 funcionários distribuídos em 23 países. A companhia está presente em 44 unidades de produção ao redor do mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, produção e venda de especialidades químicas, plásticos, borracha e intermediários. No Brasil, a LANXESS está representada por meio de suas 13 unidades de negócio e possui unidades produtivas, laboratórios e escritórios nas cidades de São Paulo, Porto Feliz (SP), São Leopoldo, Triunfo (RS), Duque de Caxias (RJ), Cabo de Santo Agostinho e Recife (PE).



Data: 09/04/2010

Mais Informações:

Paulo Moura (paulo@communicabrasil.com.br)
Patricia Gattone (patricia@communicabrasil.com.br)
Communica Brasil
Tel.: (11)3868-0300