Press Release
 
CADEIA DA BORRACHA NATURAL SE REÚNE NA EXPOBOR
A QUINTA EDIÇÃO DO ENCONTRO NACIONAL DA BORRACHA NATURAL ACONTECERÁ NO DIA 16 DE ABRIL DE 2010, NO EXPO CENTER NORTE, NA CIDADE DE SÃO PAULO (SP). O EVENTO OCORRE EM MEIO À EXPOBOR, MAIOR FEIRA DE TECNOLOGIA, MÁQUINAS E ARTEFATOS DE BORRACHA DA AMÉRICA DO SUL.
A quinta edição do Encontro Nacional da Borracha Natural acontecerá no dia 16 de abril de 2010, no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo (SP). O evento ocorre em meio à Expobor, maior feira de tecnologia, máquinas e artefatos de borracha da América do Sul.
O Encontro Nacional é o único espaço dedicado à discussão de temas específicos da cadeia da borracha natural durante a feira, que acontece a cada dois anos.
Para a abertura do evento, deve-se contar com a presença do Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, João de Almeida Sampaio, que também é produtor e empresário do setor da borracha natural.
O evento tradicionalmente promove um fórum no qual um representante do segmento produtor, um do segmento processador e um do consumidor expõem os avanços e os desafios, técnicos e mercadológicos, observados em seus respectivos segmentos. Nesta quinta edição do Encontro, o período enfocado será 2008/09 e 2010/11. Em seguida, o debate é aberto entre os membros da mesa e os participantes da platéia.
A partir desta troca de experiências, espera-se um movimento de adequação de atitudes que proporcione benefícios para o sistema agroindustrial da borracha natural como um todo.
Durante o Encontro, será anunciado também o vencedor do Prêmio Jayme Vazquez para a melhor tese ou dissertação sobre heveicultura no país. Haverá a entrega da premiação e uma breve apresentação do trabalho ganhador. O Prêmio está em sua terceira edição e é uma iniciativa inédita da Natural para estimular pesquisas voltadas ao cultivo da seringueira no Brasil.
Haverá também a apresentação do vencedor do Prêmio Paulo Gonçalves, que pela primeira vez reconhecerá o melhor heveicultor e seu seringal, num concurso sem precedentes na cadeia da borracha natural. Lançado neste ano pela Natural, o prêmio avaliará critérios ligados à produtividade, sanidade geral das árvores, conservação do solo, relações e vínculos de trabalho entre os envolvidos no seringal, e sustentabilidade da produção.
O evento trará ainda uma palestra sobre administração do seringal, com enfoque no sistema de parceria e contratação de mão-de-obra para trabalho nas fazendas. Este é um dos pontos mais delicados enfrentados pelo produtor de


borracha natural, como conflagrado em 2009, quando a crise de preços atingiu o setor e espantou os sangradores do campo. O resultado foi a queda da produção de borracha natural, com impactos negativos para produtores e processadores. O agrônomo e consultor Vander Bassan Ruy abordará o assunto, mostrando as vantagens do sistema CLT e o trabalho em si no dia-a-dia do seringal.
Augusto Hauber Gameiro, professor da Universidade de São Paulo e fundador da Natural, fará uma apresentação sobre o mercado nacional e internacional da borracha natural, mostrando seus fundamentos e movimentos mais recentes. Na ocasião, ele apresentará brevemente os números da safra brasileira de borracha natural em 2009 (produção e consumo) compilados pela Natural, além das últimas estimativas de oferta e demanda mundial.
Os participantes do evento terão ainda a oportunidade de visitar o estande dos Centros de Pesquisa em Borracha Natural, organizado pela Natural. O estande reúne painéis com os resultados de estudos científicos e acadêmicos de ponta, desenvolvidos em centros de excelência brasileiros. Vários pesquisadores estarão presentes no estande, conversando sobre seus trabalhos com os interessados.

As vagas do 5º Encontro Nacional são limitadas. Por isso, produtores, processadores, consumidores, traders e pesquisadores de todo o país, bem como representantes da esfera governamental, precisam se inscrever antecipadamente através de formulário disponível no site Borracha Natural Brasileira.
O 5º Encontro conta com o patrocínio do Bradesco e o apoio de diversas empresas e entidades do setor.

Mais informações: http://www.borrachanatural.agr.br/expobor/2010/
Fonte: Natural Comunicação, 05/04/2010
Contato durante a Expobor: Mariana Perozzi, jornalista: 19 8117-


Data: 07/04/2010