Press Release
 
POLIMATE ANTECIPA LANÇAMENTOS PARA A EXPOBOR 2010
NOVOS INSTRUMENTOS DE MEDIÇÃO E TESTES SERÃO LANÇADOS PELA EMPRESA, QUE REPRESENTA MARCAS RENOMADAS DE EQUIPAMENTOS PARA CONTROLE DE QUALIDADE, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS.
DMA 25 e DMA 300 serão lançados pela Polimate na Expobor 2010





A Polimate vai aproveitar a grande exposição proporcionada aos expositores participantes da 9ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha – EXPOBOR 2010, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, de 13 e 16 de abril, para apresentar três lançamentos inéditos no Brasil.

Uma das novidades é o Analisador Mecânico Dinâmico DMA 25; outra, é a nova Máquina de Teste de Fadiga: DMA+ 300. Ambos fabricados pela representada exclusiva da Polimate, 01dB-Metravib, reconhecida mundialmente como especialista em DMA.

O DMA 25 permite a realização de uma ampla variedade de testes de caracterização viscoelásticos: determinação da transição vítrea, varredura de freqüência, testes de relaxação de tensão e creep etc. Com uma faixa de força de +/-25 N (50 N pico a pico), o DMA 25 oferece uma foca de excitação de três a quatro vezes maior do que seus competidores; esta característica torna possível o teste de praticamente todos os tipos de materiais e uma ampla variedade de geometria de corpos de prova.

Para aplicações em materiais rígidos ou corpos de provas de dimensões maiores, é possível aumentar a força para +/-50 N (100 N pico a pico), com um up-grade com bom custo-benefício. Seu domínio de frequencia (0,00001Hz a 200Hz) e faixa de temperatura (-150 a 500°C – 600°C opcionalmente) permite atender a diversas aplicações.

Já o DMA+ 300 inclui uma câmara térmica desenhada para operação em uma faixa de temperatura além da comumente requisitada para análise de elastômeros (-150 a 600°C). Foi especialmente desenhado e dimensionado para testes de fadiga em elastômeros e testes de crescimento de falhas (crack growth).

O princípio do teste de crescimento de falhas consiste na iniciação de uma fenda em um lado do filme de elastômero e acompanhamento do crescimento da falha usando um sistema ótico durante um teste de fadiga mecânico dinâmico. O teste pode ser realizado através do ajuste do corpo de prova a uma taxa específica de oxigênio. Um sistema de corte do corpo de prova é integrado dentro da porta frontal da câmara térmica. O corte pode ser feito no corpo de prova para inicializar a falha, com muita precisão e repetidamente. Na frente da câmara térmica o microscópio binocular motorizado torna possível o acompanhamento do crescimento da falha com precisão única.

Além dessas novidades, a Polimate também apresenta uma nova versão do Durômetro digital HPE II, que permite o armazenamento de até 300 medições realizadas e a transferência destes valores a um PC. Com um sistema exclusivo de pressão constante, permite ao usuário aplicar sempre a mesma força de medição, conforme exigência das diferentes normas internacionais, sem necessidade de conectar a um suporte de medição ou aplicação de peso adicional. Além disto, possui timer embutido que permite determinar o tempo de medição e congelar a leitura. Com pressão de tempo de teste definidos, as medições passam a ser independentes do operador. Outras características: display digital, faixa de medição de 0 a 100 Shore e resolução de 0,1 Shore; permite a medição no modo horizontal ou vertical, em pontos de medição de difícil acesso.

A Polimate comercializa com exclusividade para o Brasil toda a linha de durômetros fabricados pela empresa alemã Bareiss, líder mundial na produção de durômetros Shore e IRHD, incluindo o durômetro automático Digi-test, que permite medições em O-rings e mangueiras. Os durômetros HPE-II possuem valor e eficácia comprovada por centenas de usuários na medição da dureza em plásticos, elastômeros e borrachas dentro das faixas Shore A, D, B, C, D0, 0, 00, 000, L, L/c; Asker C, CS e F além da dureza Barcol.

Confira estas e outras novidades na EXPOBOR 2010, dirigida a consultores, exportadores, fornecedores de matéria-prima,


Data: 12/01/2010