Press Release
 
EXPOBOR 2016 TERÁ BORRACHA SINTÉTICA CRIADA EM LABORATÓRIO A PARTIR DO AÇÚCAR
O BIOBUTADIENO É CRIADO EM CAMPINAS, EM PARCERIA COM EMPRESA NORTE-AMERICANA
A 12ª edição da Expobor, Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas, traz uma inovação ao mercado: o biobutadieno, polímero sustentável criado a partir do açúcar.

A borracha sintética, resultado de pesquisa realizada entre a Braskem, expositora na Expobor 2016, e a empresa norte-americana Genomatica, pode ser utilizada na fabricação de pneus, aparelhos elétricos, calçados, plásticos, asfalto, materiais de construção e látex.

Tudo começou com o desenvolvimento de um micro-organismo capaz de consumir o açúcar e convertê-lo na substância butadieno. A partir daí foram mapeadas 60 rotas biológicas potenciais para a produção da borracha sintética. As cinco melhores amostras foram validadas empiricamente pela Genomatica e pela Braskem de San Diego (EUA) e de Campinas.

"Nossa equipe utilizou a plataforma integrada de bioengenharia da Genomatica, incluindo técnicas computacionais e processos de clonagem e triagem de alta capacidade, para alcançar um novo nível rapidamente. Nossa abordagem à criação de cepas deve acelerar o programa, permitir maior previsibilidade durante o aumento da escala e elevar a eficiência econômica à medida que avançamos”, assinala o vice-presidente sênior de P&D da Genomatica, Nelson Barton.

O objetivo do projeto é tornar os produtos mais renováveis e sustentáveis a partir do biobutadieno criado em laboratório. Atualmente, a demanda mundial do insumo é de mais de 9 milhões de toneladas por ano.

“É uma grande satisfação anunciar este avanço técnico, que representa a base para um importante e inédito processo na indústria. O trabalho que estamos realizando junto à Genomatica é mais um exemplo do sucesso de inovação, que visa oferecer aos clientes vantagens competitivas aos seus negócios. Acreditamos que a química renovável é uma parte importante do futuro do setor”, defende o diretor de Inovação e Tecnologia Corporativa da Braskem, Patrick Teyssonneyre.

A Braskem investe em processos tecnológicos eficientes e sustentáveis desde 2002. Desde 2010 produz polietileno a partir do etanol (sob a marca I’m greenTM). O plástico verde I’m Green T foi o primeiro produto da indústria petroquímica a receber a certificação da pegada de carbono do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e do Comércio (MDIC) do Brasil.



SERVIÇO:
EXPOBOR 2016 – 12ª Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas
Data:
28 a 30 de junho
Horário: das 14h às 21h
Local: Expo Center Norte
Promoção e organização: Francal Feiras
Patrocínio: ABIARB – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha
Apoio: Sindibor – Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo; ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha; e APABOR – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha.
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.expobor.com.br
Twitter: @ExpoborFeira
Facebook: FeiraExpobor
Google+: Feira Expobor






Data: 16/05/2016

Contato Comunicação & Marketing
Maria Christina Godinho
Claudia Dias

Pabx: (11) 3288-8424
Telefone: (11) 3251-2359
Celular: (11) 9.5062-1112
comunicacao2@contatomcg.com.br
comunicacao4@contatomcg.com.br