Press Release
 
CONSUMO DE MATÉRIA-PRIMA LOCAL FAZ COM QUE O SETOR DE BORRACHA E PLÁSTICO SEJA IMPULSIONADO E TENHA SUPERÁVIT EM 2016
EXPECTATIVA ESTÁ FOCADA NO AUMENTO DA PRODUTIVIDADE ALCANÇADO EM 2015 E NA ELEVAÇÃO DA TAXA CAMBIAL
Mesmo com a alta da inflação e dos juros, além da instabilidade econômica e política no Brasil, o setor de borracha e plástico conseguiu aumentar a produtividade em 8,1% em 2015, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Artefatos da Borracha (Abiarb) e do Sindicato das Indústrias de Artefatos de Borracha e da Reforma de Pneus no Estado de São Paulo (Sindibor).

Para 2016, mesmo que o cenário não seja muito diferente do sinalizado no ano passado, será possível se distanciar da crise a partir da percepção das chances do mercado. Essa é a opinião de um dos empresários que estará na 12ª Expobor, Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas, de 28 a 30 de junho, no Expo Center Norte, zona norte da capital paulista.

“Devido ao aumento da taxa cambial, muitos itens deixaram de ser importados e voltaram a ser consumidos localmente. Isso já criou uma boa expectativa para este ano”, explica Edgar Ciamarro, gerente comercial e de suprimentos da Ciamarro. A empresa, com sede em Americana, no interior de São Paulo, comercializa tecidos e fitas.

O otimismo de Ciamarro também é sustentado pelas oportunidades que serão geradas pela Expobor 2016. “O evento é muito importante porque podemos ter contato com nossos clientes atuais, que vêm de diversos estados do país, em um único local. Além disso, a feira nos proporciona o contato com novos clientes”, afirma ele.

As mesmas expectativas são partilhadas por Célia Regina Borimecico Alves, coordenadora de marketing da Química Anastácio, empresa paulistana que tem como meta aumentar a participação no mercado de borrachas em 2016.
“Por se tratar da maior feira do segmento, esperamos ótimas oportunidades de negócio, prospectar novos clientes e conhecer novos fornecedores, assim como descobrir as novidades que o mercado está trazendo”, observa.

A 12ª Expobor, Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas, também abrigará o 16º Congresso Brasileiro de Tecnologia da Borracha e o 8º Encontro Nacional da Borracha Natural, proporcionando debates sobre qualificação profissional, novas tecnologias e sustentabilidade.

Com cerca de 120 expositores do Brasil, além de países como Alemanha, China, Indonésia, EUA, Espanha e Polônia, o evento traz, pela primeira vez, empresas do setor de borracha termoplástica, que se unirão aos já tradicionais ramos de artefatos de borracha, automação, equipamentos de laboratório, ferramentaria, máquinas e equipamentos, matérias-primas, moldes e ferramentas, produtos químicos, projetos e sistemas de energia, bem como, centros de pesquisa e tecnologia em produção, reciclagem e tratamento de resíduos.


SERVIÇO:
EXPOBOR 2016 – 12ª Feira Internacional de Tecnologia em Borrachas, Termoplásticos e Máquinas
Data:
28 a 30 de junho
Horário: das 14h às 21h
Local: Expo Center Norte
Promoção e organização: Francal Feiras
Cooperação: ABIARB – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha e Sindibor – Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo
Apoio: ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha; e APABOR – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha e ABTN – Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.expobor.com.br
Twitter: @ExpoborFeira
Facebook: FeiraExpobor
Google+: Feira Expobor




Data: 30/03/2016

Contato Comunicação & Marketing
Chris Godinho – (11) 3288.8424
chris@contatomcg.com.br
Tathi Barros – (11) 3251.2359/ (11) 9.9289-6461/ (11) 9.4565-9078
comunicacao3@contatomcg.com.br
Luzia Telles – (11) 3288.7108/ (11) 9.8233-3801
comunicacao4@contatomcg.com.br