Press Release
 
INDÚSTRIA DA BORRACHA ACOMPANHA DESEMPENHO DAS DEMAIS ATIVIDADES E CRESCE 4% EM 2013
PARA ESTE ANO, ESTIMATIVA É UM AUMENTO REAL DE 2% A 3%. PRINCIPAL FEIRA DO SETOR, A EXPOBOR 2014, EM ABRIL, DEVE AJUDAR A IMPULSIONAR OS NEGÓCIOS EM 2014.
De coxim de automóveis a balões de festa, passando por solados e eletrodomésticos, a borracha está presente em praticamente todas as atividades industriais. Fornecedora dos mais diferentes setores, a indústria de artefatos tem seu desempenho vinculado ao das demais.

Com a atividade industrial brasileira praticamente estagnada em 2013 – o nível de horas trabalhadas na produção cresceu apenas 0,1% de acordo com a Confederação Nacional da Indústria – o setor de borracha registrou aumento no faturamento e atingiu US$ 2,82 bilhões.

Por um lado, o resultado está atrelado ao desempenho da indústria automobilística, que encerrou 2013 com crescimento recorde de 9,9% (3,7 milhões de veículos) sobre o ano anterior, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Atualmente, 51% da produção de artefatos de borracha são destinados à fabricação de automóveis.

Por outro, o setor sofre com a importação de artefatos de borracha acabados que, só em 2012, subiu 12%. “Obviamente isto concorre pesadamente para a desindustrialização do setor e, no bojo desta, lá se vão fábricas e postos de trabalho”, afirma Ademar Queiroz do Valle, diretor-executivo da ABIARB – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha.


Estimativa

A se manter o panorama macroeconômico atual, o dirigente estima um crescimento nominal de 8% a 9% da indústria da borracha em 2014 que, descontada a inflação, resulta em crescimento real de 2% a 3%.

O diferencial neste ano é a realização da principal feira de negócios do setor, a Expobor – Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha que acontece de 23 a 25 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. De periodicidade bienal, o evento é o único que representa a indústria de borracha na América Latina e estimula a realização de negócios, promove a discussão de novas ideias, a apresentação de novidades em produtos, e os acordos de parcerias.

Neste ano, a feira reúne 120 expositores dos setores de artefatos de borracha, automação, centros de pesquisa, equipamentos de laboratório, moldes e ferramentaria, máquinas, sistemas de energia, tecnologia de produção e reciclagem, tratamento de resíduos e outros. São esperados mais de 10 mil visitantes profissionais vindos de todos os estados brasileiros e de dezenas de países. Entre eles, profissionais das indústrias de artefatos, automotiva, de calçados, petrolíferas, siderúrgica, pneumáticas e de muitas outras que utilizam a borracha como matéria prima ou componente.



SERVIÇO:
EXPOBOR 2014 – 11ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha
Data:
23 a 25 de abril
Horário: das 14h às 21h
Local: Expo Center Norte
Promoção e organização: Francal Feiras
Patrocínio: ABIARB – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha
Apoio: Sindibor – Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo; ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha; e APABOR – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha.
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.expobor.com.br
Twitter: @ExpoborFeira
Facebook: FeiraExpobor
Google+: Feira Expobor




Data: 31/03/2014

Mais informações para imprensa:
Jota Silvestre

redacao.jota@ppagina.com
Tel: 11 5908-8214
R. Loefgreen, 579 | Vila Mariana | 04040.030 | SP/SP
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos.
www.ppagina.com / www.twitter.com/ppagina
Março/2014