Press Release
 
6º ENCONTRO NACIONAL DA BORRACHA NATURAL ACONTECE DURANTE EXPOBOR 2012
PRINCIPAL FÓRUM DE DEBATES DA CADEIA PRODUTIVA DA BORRACHA NATURAL SERÁ REALIZADO NO DIA 13 DE ABRIL, ÚLTIMO DIA DE UMA DAS MAIORES FEIRAS MUNDIAIS DA INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE BORRACHA.
Em sua sexta edição, o Encontro Nacional da Borracha Natural vai abranger os temas mais relevantes para a cadeia produtiva da borracha natural na atualidade. Na programação, especialistas e convidados nacionais e internacionais vão discorrer sobre as perspectivas para a indústria mundial da borracha na próxima década, a certificação brasileira da heveicultura e novas tecnologias para aumento da rentabilidade.
Uma mesa redonda, com representantes dos segmentos de beneficiamento e da indústria consumidora, e do Governo Federal vai apontar soluções para os principais problemas enfrentados hoje pela cadeia produtiva (veja programação abaixo).
“Por ser uma das três maiores feiras do mundo, a Expobor permite dar boa visibilidade à cultura da seringueira”, comenta Heiko Rossmann, cofundador da Natural Comunicação, realizadora do encontro. Segundo ele, o temário desta edição, assim como das anteriores, foi definido a partir do acompanhamento das discussões no setor e identificação dos assuntos de maior interesse.

Problemas e desafios
Serão dois painéis internacionais: “Economia – O setor de borracha na próxima década” e “Sistema de exploração RRIMFLOW para maximizar a produtividade e lucratividade com menor necessidade de sangradores”, ambos com apresentação em inglês e tradução simultânea.
“Agricultura: Certificação agrícola na heveicultura” tratará de um tema cada vez mais comum na agricultura brasileira. O painel deverá apresentar a cartilha de certificação da borracha natural que vem sendo produzida por um grupo internacional, uma vez que o Brasil é candidato a receber o projeto-piloto.
Da mesa redonda “Cenário Socioeconômico da Produção da Borracha Natural”, Rossmann espera que resulte na apresentação de soluções para os principais problemas enfrentados hoje pela cadeia produtiva. O estudo será, então, apresentado à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural (CSBN) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O encontro será encerrado com o lançamento da FAS2, que promete revolucionar a heveicultura brasileira, com a apresentação “Inovação – Ferramenta de Automação de Sangria – FAS2”, pelo inventor brasileiro Gilmário Libório.
O 6º Encontro Nacional da Borracha Natural conta com o patrocínio da Cautex Florestal e da Hevea-Tec, e o apoio da APABOR – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha, ABIARB – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha, ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, e Francal Feiras. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da www.borrachanatural.agr.br.

PROGRAMAÇÃO
09h ABERTURA
Mônika Bergamaschi, secretária de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (a confirmar)
09h30 ECONOMIA: The rubber industry in the next decade
(A indústria de borracha na próxima década)
Dr. Hidde Smit, consultor independente em economia da borracha (Holanda).
11h HEVEICULTURA: RRIMFLOW System of Exploitation to maximize yield productivity & profitability in rubber while reducing tapper requirement
(Sistema de Exploração RRIMFLOW para maximizar a produtividade e lucratividade com menor necessidade de sangradores)
Dr. S. Sivakumaran, diretor-executivo da Greenyield Berhad (Malásia)
(Oferecido por Cautex Florestal)
14h MESA REDONDA: Cenário sócio-econômico da produção de borracha natural
Fernando do Val Guerra, sócio-diretor da Usina Santa Helena
Marcelo Del Grande Pricoli,,secretário-executivo da Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos - ANIP
Aguinaldo José de Lima, coordenador-geral das Câmaras Setoriais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA
Debate
16h HEVEICULTURA: Certificação agrícola na heveicultura
(Espanha)
17h Tema patrocinado
18h INOVAÇÃO: Ferramenta de Automação de Sangria - FAS2
Lançamento oficial
Gilmário Libório, inventor (Brasil)
19h Encerramento
Heiko Rossmann, cofundador da Natural Comunicação e diretor da Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha (Apabor)

SERVIÇO:
EXPOBOR 2012 – 10ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha
Data: 11 a 13 de abril
Horário: 10h às 20h
Local: Expo Center Norte
Organização: Francal Feiras
Patrocínio: Abiarb – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha
Apoio: Sindibor – Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo; ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha; e Apabor – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha
Evento paralelo: Pnewshow-Recaufair 2012 – 10ª Feira Internacional da Indústria de Pneus
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.expobor.com.br
Twitter: @expoborfeira
Facebook: feiraexpobor
Google+: Feira Expobor
ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR. PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS.



Data: 29/03/2012

Mais informações para imprensa:
Jota Silvestre / Gabriela Potti / Felipe Ribeiro
Tel: 11 5575-1233 | Fax: 11 5575-1233
R. Loefgreen, 579 | Vila Mariana | 04040.030 | SP/SP
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos.
www.ppagina.com / www.twitter.com/ppagina
redação.jota@ppagina.com
Março 2012