Press Release
 
RECICLAGEM DE RESÍDUOS E NEUTRALIZAÇÃO DE CO2 NA EXPOBOR E PNEUSHOW
PROJETOS ESTARÃO A CARGO DA FRANCAL CIDADANIA, ÁREA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA FRANCAL FEIRAS, ORGANIZADORA DAS DUAS FEIRAS.
A exemplo do que vem realizando em todas suas feiras de negócios nos últimos anos, a Francal Feiras, por meio da Francal Cidadania, vai promover seus projetos de preservação ambiental na Expobor 2012 – 10ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha e Pneushow-Recaufair 2012 – 10ª Feira Internacional da Indústria de Pneus, que acontecem simultaneamente entre os dias 11 e 13 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo.

Em parceria com o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, a promotora vai realizar novamente o projeto Coleta Seletiva em Pavilhão, que consiste em dar destinação ambientalmente correta aos resíduos sólidos gerados nas etapas de montagem, realização e desmontagem das feiras. Com isso, o material reciclado se reverte em renda para as famílias que atuam nas cooperativas de catadores ligadas ao IBDN em vez de aumentar a pressão sobre os já saturados aterros sanitários.

“Tão importante quanto dar uma destinação correta, nosso foco neste ano será o de reduzir a geração dos resíduos”, destaca Cláudia Nascimento, analista de Responsabilidade Socioambiental da Francal Feiras. Para isso, explica, o IBDN fará o monitoramento da montagem e desmontagem das feiras e orientará os expositores a evitar desperdício. Durante os quatro dias de realização da Expobor e Pneushow-Recaufair, o instituto colocará monitores ambientais nos corredores para conversar com os visitantes sobre a importância da reciclagem e do descarte correto do lixo.

Neutralização
Da mesma forma que a Coleta Seletiva no Pavilhão, o projeto de Neutralização de Gás Carbônico realizado pela Francal Cidadania e IBDN já faz parte de todo o calendário da Francal Feiras, e será implementado novamente nestas duas feiras.

O projeto consiste na aferição de CO2 emitido a partir de algumas variáveis, como consumo total de água e energia elétrica do pavilhão, consumo de combustível com deslocamento do staff da promotora, quantidade de material de divulgação impresso e distribuído, entre outros. Ao final do evento, é gerado o relatório de sustentabilidade com o total de gás carbônico liberado e a recomendação da consequente neutralização por meio do plantio de mudas de árvores.

Por meio destes dois projetos, em 2011 a Francal Cidadania conseguiu fazer com que 223 toneladas de resíduos sólidos (42% do total) fossem reaproveitadas e plantou 3.869 mudas no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo, para neutralizar as 643,6063 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente) gerados em todos os eventos de negócios no ano. Em razão disso, a promotora recebeu o “selo verde”, um Certificado de Mérito Ambiental concedido pelo IBDN.

Espaço Sustentabilidade
Neste ano, a Francal Cidadania vai realizar durante a Pneushow-Recaufair o Espaço Sustentabilidade, uma iniciativa da ARESP - Associação das Empresas Reformadoras de Pneus do Estado de São Paulo. Por meio de demonstrações, filmes e plantão de dúvidas, os profissionais do setor de borracha, pneu e reforma, educadores e estudantes de Gestão Ambiental que visitarem a feira poderão conhecer as melhores práticas para evitar que os pneus afetem o meio ambiente.

A Reciclanip, apoiadora do projeto, vai montar nesta área uma demonstração em escala menor de todo o ciclo de vida do pneu: saída da fábrica, circulação, reforma, coleta, trituração e utilização como combustível para os fornos das cimenteiras – atualmente a destinação mais comum do pneu reciclado.

No mesmo espaço, a consultora Aline Rodrigues, da DWQ Consultoria, Assessoria e Treinamento da Qualidade, manterá plantão atender as reformadoras que têm dúvidas ou estão com dificuldade para dar entrada no processo de certificação. Ao proporcionar uma sobrevida ao pneu e adiar sua destinação final, a própria atividade da reforma – recauchutagem, recapagem e remoldagem – é considerada uma atividade sustentável.





Data: 29/03/2012

Mais informações para imprensa:

Jota Silvestre
redacao.jota@ppagina.com
Tel: 11 5575-1233 r: 214 | Fax: 11 5575-1233
R. Loefgreen, 579 | Vila Mariana | 04040.030 | SP/SP
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos.
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Franco – Mtb. 10.993
www.ppagina.com / www.twitter.com/ppagina
Março 2012