Press Release
 
ABERTAS AS INCRIÇÕES PARA O 6º ENCONTRO NACIONAL DA BORRACHA NATURAL
PRINCIPAL FÓRUM DE DEBATES DA CADEIA PRODUTIVA DA BORRACHA NATURAL ACONTECE NO DIA 13 DE ABRIL, ÚLTIMO DIA DA EXPOBOR 2012, UMA DAS MAIORES FEIRAS MUNDIAIS DA INDÚSTRIA DE ARTEFATOS DE BORRACHA.
Em sua sexta edição, o Encontro Nacional da Borracha Natural vai abranger os temas mais relevantes para a cadeia produtiva da borracha natural na atualidade. Na programação, especialistas e convidados nacionais e internacionais vão discorrer sobre as perspectivas para a indústria mundial da borracha na próxima década, a certificação brasileira da heveicultura e novas tecnologias para aumento da rentabilidade.
Uma mesa redonda, com representantes dos segmentos de beneficiamento e da indústria consumidora, e do Governo Federal vai apontar soluções para os principais problemas enfrentados hoje pela cadeia produtiva.
“Por ser uma das três maiores feiras do mundo, a Expobor permite dar boa visibilidade à cultura da seringueira”, comenta Heiko Rossmann, cofundador da Natural Comunicação, realizadora do encontro. Segundo ele, o temário desta edição, assim como das anteriores, foi definido a partir do acompanhamento das discussões no setor e identificação dos assuntos de maior interesse.

Problemas e desafios
O painel “Economia – O setor de borracha na próxima década” vai abordar tanto a borracha sintética quanto a natural e, a partir do cenário atual, avaliar as recentes crises e prospectar os 10 anos seguintes. Já “Agricultura: Certificação agrícola na heveicultura” tratará de um tema cada vez mais comum na agricultura brasileira. O painel deverá apresentar a cartilha de certificação da borracha natural que vem sendo produzida por um grupo internacional, uma vez que o Brasil é candidato a receber o projeto-piloto.
Da mesa redonda que vai debater o cenário socioeconômico da produção de borracha natural, Rossmann espera que resulte na apresentação de soluções para os principais problemas enfrentados hoje pela cadeia produtiva. O estudo será, então, apresentado à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Borracha Natural (CSBN) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O encontro será encerrado com a divulgação de três premiações promovidas pela Natural Comunicação: a quarta edição do já tradicional Prêmio Jayme Vazquez para a melhor tese ou dissertação sobre heveicultura; o Prêmio Paulo Gonçalves, criado no encontro de 2010, para o melhor heveicultor e plantação de seringueira; e o inédito Prêmio Natural Comunicação para o melhor parceiro/sangrador.

Embrapa Seringueira
Com o objetivo de impulsionar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento na borracha natural, Heiko Rossmann revela que o setor está pleiteando a criação de uma unidade dedicada à pesquisa da heveicultura pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Estado de São Paulo, maior produtor nacional.
“A Embrapa Seringueira passaria a coordenar os trabalhos de pesquisa desenvolvidos por todas as unidades da empresa, além de coordenar uma rede de pesquisa nacional formada por todas as instituições com trabalhos em heveicultura e borracha natural, como o Instituto Agronômico de Campinas (São Paulo), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Bahia), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Espírito Santo) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais”.
O 6º Encontro Nacional da Borracha Natural tem o apoio da Apabor – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site da www.borrachanatural.agr.br.

Programação (sujeita a alterações):
09h: Abertura
09h30: Economia: O setor de borracha na próxima década
10h30: Coffee break
11h: Agricultura: Certificação agrícola na heveicultura
12h: Intervalo para o almoço
14h: Mesa Redonda: Cenário sócioeconômico da produção de borracha natural
14h: Visão do segmento de beneficiamento
14h20: Visão da indústria consumidora
14h40: Visão do governo federal
15h: Debate
15h30: Coffee break
16h: Tema patrocinado
17h: Tema patrocinado
18h: Prêmio Jayme Vazquez
18h15: Prêmio Paulo Gonçalves
18h30: Prêmio Natural Comunicação
19h: Encerramento

SERVIÇO:
EXPOBOR 2012 – 10ª Feira Internacional de Tecnologia, Máquinas e Artefatos de Borracha
Data: 11 a 13 de abril
Horário: 10h às 20h
Local: Expo Center Norte
Organização: Francal Feiras
Patrocínio: Abiarb – Associação Brasileira da Indústria de Artefatos de Borracha
Apoio: Sindibor – Sindicato da Indústria de Artefatos de Borracha no Estado de São Paulo; ABTB – Associação Brasileira de Tecnologia da Borracha; e Apabor – Associação Paulista de Produtores e Beneficiadores de Borracha
Evento paralelo: Pnewshow-Recaufair 2012 – 10ª Feira Internacional da Indústria de Pneus
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.expobor.com.br
Twitter: @expoborfeira
Facebook: feiraexpobor
ENTRADA GRATUITA E RESTRITA AOS PROFISSIONAIS DO SETOR. PROIBIDA A ENTRADA DE MENORES DE 14 ANOS.



Data: 01/02/2012

Mais informações para imprensa:
Gabriela Potti / Jota Silvestre / Felipe Ribeiro
Tel: 11 5575-1233 | Fax: 11 5575-1233
R. Loefgreen, 579 | Vila Mariana | 04040.030 | SP/SP
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos.
www.ppagina.com / www.twitter.com/ppagina
redação.jota@ppagina.com
Janeiro 2012