Press Release
 
FRANCAL FEIRAS RECICLOU MAIS DE 220 TONELADAS DE RESÍDUOS SÓLIDOS EM 2011
FRANCAL CIDADANIA, ÁREA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA PROMOTORA, TAMBÉM PROMOVEU A MITIGAÇÃO DE CO2 GERADO EM SEUS EVENTOS DE NEGÓCIOS E A INSTALAÇÃO DE MAIS UMA BRINQUEDOTECA EM SÃO PAULO.
A Francal Feiras foi a primeira promotora de eventos de negócios no Brasil a estruturar uma área voltada exclusivamente a projetos de Responsabilidade Socioambiental, há mais de 10 anos. Desde então, a Francal Cidadania vem desenvolvendo uma série de ações apoiadas em quatro pilares: preservação do meio ambiente, apoio à comunidade, multiplicação de ações de clientes, fornecedores e parceiros, e bem-estar do público interno da empresa.

Preservação ambiental
Nos últimos anos, os projetos de Responsabilidade Ambiental vêm recebendo atenção redobrada da Francal Cidadania. “Entendemos que esta é uma questão urgente e que afeta a todos igualmente”, comenta Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras.
Sob este guarda-chuva, a promotora investe na coleta seletiva dos resíduos sólidos e na mitigação de CO2 de todos seus eventos de negócios, inclusive nas fases de montagem e desmontagem.
Em 2011, por meio da parceria com o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza, 42% de todo o volume de resíduos sólidos gerados nas feiras – ou seja, 223 toneladas – foram reaproveitados e revertidos em renda para as famílias ligadas à cooperativa Coorpel – que neste ano foi responsável por fazer a triagem do material nos pavilhões onde os eventos aconteceram. Com a coleta seletiva em pavilhão, a Francal Cidadania promove não só o descarte ecologicamente correto dos resíduos como também a inclusão social dos catadores.
Na neutralização de CO2 também feita em parceria com o IBDN, são aferidos vários itens relacionados à organização das feiras: consumo de água e energia elétrica, meios de transporte e consumo de combustível, volume de papel gerado com material de divulgação, entre outros. Em 2011, a soma destes valores resultou num inventário de sustentabilidade de 643,6063 tCO2e (toneladas de dióxido de carbono equivalente), que serão mitigados entre novembro e março de 2012 por meio do plantio de 3.869 mudas no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo.
Em razão destes dois projetos, em junho de 2011 a Francal Feiras recebeu o “selo verde”, um Certificado de Mérito Ambiental concedido pelo IBDN durante a 10ª Conferência Latino-americana de Preservação ao Meio Ambiente.

Comunidade
Os projetos da Francal Cidadania ligados à Comunidade envolvem ações de apoio a instituições que promovem a inclusão social e assistência às comunidades carentes. Uma forma de atingir este objetivo são ações de arrecadação de produtos junto às empresas expositoras das feiras, como, por exemplo, brinquedos, calçados, material escolar e instrumentos musicais.
Durante a Feira Brasileira de Brinquedos (ABRIN) de 2011, foram obtidos 60 brinquedos que resultaram na criação de uma brinquedoteca no Abrigo Luz do Mirante, na zona Norte de São Paulo. Em anos anteriores, a arrecadação possibilitou a instalação de brinquedotecas no Centro de Recuperação Nutricional da Faculdade de Medicina e Nutrição do Hospital Público, na Delegacia da Mulher, na unidade de Pediatria e Oncologia do Hospital Regional do Vale do Paraíba, na Fundação Julita e no Lar Mãos Pequenas – todas na região metropolitana de São Paulo.
Os instrumentos arrecadados este ano na Feira Internacional da Música (Expomusic 2011) foram entregues a duas instituições: a Igreja Asembleia de Deus – Ministério do Belém, no município de Barueri, e o Instituto Canzion Brasil, que acaba de lançar um projeto na Guiné Bissau, na África. Em 2011, a Francal Cidadania doou 26 instrumentos para o Instituto Baccarelli e a Casa do Tiaminho, em Embu das Artes/SP, obtidos na feira da música do ano anterior.
Ainda dentro do pilar Comunidade, a Francal Cidadania apoia financeiramente a Associação dos Pais e Amigos da Franca Basquetebol Clube, da cidade de Franca, que mantém um programa de inclusão social e educação por meio do esporte.

Público interno e multiplicação
Outros dois pilares da Francal Cidadania compreendem o Público Interno e a Rede Multiplica-Ação. No primeiro, são desenvolvidas uma série de atividades em conjunto com a área de Recursos Humanos para estimular os colaboradores da Francal Feiras a participar dos projetos socioambientais da empresa e multiplicar o conhecimento em seus círculos familiares.
A Campanha do Agasalho deste ano resultou em seis caixas com roupas, roupas de cama e calçados que foram destinados à ONG Caspiedade e à Associação Cultural Comunitária de Villa Monte Serrat. Parte das mudas destinadas a mitigar a emissão anual de CO2 será plantada pelos colaboradores, numa ação institucional agendada para início de 2012.
A Rede Multiplica-Ação tem como foco apoiar, informar, ampliar e atuar em conjunto com os parceiros da Francal Feiras que mantenham boas práticas socioambientais, tais como empresas expositoras, fornecedores, entidades setoriais e outras.



Data: 05/12/2011

Mais informações para imprensa:
Jota Silvestre
redacao.jota@ppagina.com
Tel: 11 5575-1233 | Fax: 11 5575-1233 r: 214
R. Loefgreen, 579 | Vila Mariana | 04040.030 | SP/SP
Primeira Página | Assessoria de Comunicação e Eventos.
Jornalista Responsável: Luiz Carlos Franco – Mtb. 10.993
www.ppagina.com / www.twitter.com/ppagina
Novembro 2011