Rhodia apresenta amplo portfólio para mercado de borracha
Publicado em 11/04/2014 15:53:00
Empresa destaca o pneu verde com sílica, que promove a redução de consumo de combustível, e artefatos técnicos.
Os objetivos de redução de consumo de combustíveis previstos no programa federal Inovar-Auto, da ordem de 12% no período de 2013 a 2017, poderão ser mais facilmente alcançados se os produtores de pneus incrementarem o uso da sílica de alta dispersabilidade da Rhodia, insumo fundamental para a produção dos pneus de eficiência energética, também conhecidos por pneus verdes.

A afirmação é de Paulo Garbelotto, gerente Comercial e Marketing para América Latina da área global de negócios Sílica, do grupo Solvay, ao informar que a sílica de alto desempenho (HDS – Highly Dispersible Sílica, em inglês), inventada pela empresa, está sendo cada vez mais empregada na produção de pneus, inclusive nas empresas instaladas no Brasil, tendo em vista os ganhos que proporciona tanto do ponto de vista econômico quanto do meio ambiente.

“A nossa sílica é o caminho mais rápido e de menor custo de investimento para se alcançar índices importantes de redução do consumo de combustível do automóvel”, acrescenta Garbelotto. O uso da sílica HDS, comercializada pela empresa sob a marca Zeosil®, em pneus aumenta em 25% a resistência ao rolamento e oferece mais 10% de aderência ao piso, o que resulta em redução de 7% de consumo de combustível e, na mesma proporção, a redução de emissões de CO2.

Esses ganhos comprovados têm impulsionado o uso de sílica HDS em todo o mundo. Estudos da Rhodia indicam que a demanda por esse produto tem crescido em torno de 12% ao ano, o que tem levado à ampliação de capacidades para atender a demanda dos produtores de pneus.

A Rhodia, por exemplo, está investindo em uma nova planta de sílica na Polônia, que deverá entrar em operação a partir de setembro de 2014. Também estão em estudos novos investimentos na Coreia do Sul e no Brasil, países que já possuem plantas de sílicas precipitadas. No Brasil, a planta industrial está instalada no conjunto industrial de Paulínia (SP), próxima ao Centro de Pesquisas onde a empresa mantém um laboratório de desenvolvimento de aplicações.

“Como líderes de mercado e com a melhor tecnologia de sílica, estamos trabalhando forte para atender ao mercado com os melhores produtos, seguindo a tendência de aplicação de sílicas em pneus e artefatos técnicos de borracha”, afirma Garbelotto ao explicar o destaque dado à sílica nesta edição da Expobor 2014, tanto no congresso técnico quanto na feira.

Para o evento, além de sua ampla gama de produtos, a Rhodia apresentará três papers técnicos no congresso, voltados para as indústrias de pneus e de artefatos de borracha, com destaque para as possibilidades de uso de sílicas em pneus de caminhões e um estudo de caso sobre sílica em pneus de motocicletas.


Fonte: Comunicação Rhodia
< Voltar
Redes Sociais
Facebook
Twitter
Google

Serviço de Atendimento
ao Visitante:
11 2226-3100
Fale Conosco
Como Chegar
© Francal Feiras e Empreendimentos - 2013 - Todos os direitos reservados.